GOVERNANÇA

Foto-4.png

"A FELICIDADE QUE TANTO ALMEJAMOS SE ENCONTRA NA JORNADA. SIGA COM SABEDORIA A JORNADA QUE LHES FOI CONFERIDA." RITA PADOIN

GOOVERNANÇA

GOVERNANÇA CORPORATIVA

O que se conhece como governança corporativa pode ser traduzido na adoção de códigos de relacionamento e práticas de gestão e prestação de contas, com o objetivo principal de oferecer mais transparência aos participantes, acionistas, cotistas ou outros detentores de direitos em organizações que lidam com investimentos. Por isso, o SEBRAE PREVIDÊNCIA oferece acesso a um conjunto de documentos em seu Portal para que os participantes e demais públicos estratégicos do Instituto conheçam em detalhes as diretrizes de sua gestão. São eles:

  • Estatuto

  • Código de Ética

  • Planejamento Estratégico

  • Regulamento do Plano SEBRAEPREV

  • Regulamento do Plano Valor Previdência (Família, FenaconPrev e CoreconPrev-DF)

  • Extrato de Atas

  • Cartilha de Sustentabilidade

  • Coletânea de Normas

  • Demonstrações Atuariais

  • Manual de Compliance

  • Manual de Crise e Imagem

  • Manual de Gestão da Ouvidoria

  • Manual de Gestão da Secretaria

  • Manual de Gestão de Pessoas

  • Manual de Governança Corporativa

  • Manual de Procedimentos do Trabalho à Distância

  • Manual de Sustentabilidade

  • Pesquisas de Satisfação

  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Política de Privacidade e Uso do Site

  • Política de Combate à Corrupção

  • Política de Comunicação

  • Política de Investimentos

  • Política de Gestão de Riscos e Controles Internos

  • Política de Prevenção, Detecção e Combate à Fraude

  • Política de Relacionamento

  • Política de Segurança da Informação

  • Política de Trabalho à Distância

  • Regimento Interno da Diretoria Executiva

  • Regimento Interno do Conselho Deliberativo

  • Regimento Interno do Conselho Fiscal

Estrutura de Governança

A estrutura de governança, seus mecanismos e processos baseiam-se na integração e no alinhamento com as boas práticas de gestão dos processos, gestão de riscos e Compliance, gestão de pessoas, tecnologia da informação, comunicação e fundamentada no planejamento estratégico.

01.png

Instrumentos de Governança

São compostos por diversos Manuais, Políticas e Normas Internas (NI). Em 2021, o SEBRAE PREVIDÊNCIA revisou alguns deles para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e ao fluxo de dados. Destacaram-se as alterações nos seguintes documentos:

NI03 – Comunicação Institucional
NI04 – Gestão de Documentos
NI06 – Gestão de Pessoas
NI07 – Gestão de Terceirização e Contratos
NI10 – Relacionamento com o Participante
NI11 – Relatório de Controles Internos
NI13 – Ouvidoria
NI15 – Gerenciamento de Incidentes de Tecnologia
NI17 – Proteção de Dados
NI18 – Classificação da Informação

Manual de Procedimentos – Arrecadação

Manual de Procedimentos – Gestão Atuarial

Manual de Procedimentos – Benefícios

Manual de Procedimentos – Cadastro

Manual de Procedimentos – Tecnologia

Manual de Procedimentos – Institutos

Manual de Procedimentos – Incidentes

Manual de Procedimentos – Controle de acesso

Manual de Procedimentos – Ouvidoria

Manual de Procedimentos – Relacionamento

Manual de Procedimentos – Riscos e controles internos

Manual de Procedimentos – Recursos humanos

Assembleia Geral

As Patrocinadoras e os Instituidores com convênio de adesão firmado com o SEBRAE PREVIDÊNCIA reúnem-se em Assembleia Geral, competindo-lhes eleger metade dos membros do Conselho Deliberativo e metade dos membros do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes.


Anualmente é apresentada à Assembleia Geral, composta por Patrocinadoras e Instituidores, a Prestação de Contas do exercício anterior e, eventualmente, as alterações nos Regulamentos dos Planos e no Estatuto da Entidade.

Matriz de Mapeamento

do Público do Instituto

Governança_02.png
Foto-8.png

Indicadores de Melhores Práticas

O SEBRAE PREVIDÊNCIA segue as orientações do Guia de Melhores Práticas em Fundos de Pensão elaborado pela Superintendência de Previdência Complementar - Previc. De acordo com a autoavaliação do Instituto, o Índice Geral de Aderência ao Guia em 2021 foi de 100%.

indicadores-melhores-praticas.png

Avaliação de Riscos e Controles Internos

Desenvolvido por consultoria especializada, semestralmente é realizado um Ciclo de Avaliação de Riscos e Controles Internos, com o objetivo de mensurar as incertezas futuras em termos de probabilidade e impacto, em relação aos objetivos planejados. Além de fazer parte das boas práticas de mercado, a formalização desses controles é uma exigência da Resolução CGPC nº 13 de 01/10/2004.


Entre as avaliações realizadas no 1º e 2º semestres, não houve novidades expressivas, com exceção da matriz de riscos da área de Protocolo — que apresentou maior variação por conta implementação do sistema que possibilitou aos participantes a assinatura digital dos documentos, reduzindo o fluxo de correspondências físicas encaminhadas ao SEBRAE PREVIDÊNCIA.


Os Ciclos de 2021 identificaram 14 riscos classificados como Medianos, sendo que 36% deles referem-se à Tecnologia da Informação e 43% à LGPD. Os projetos relativos ao aprimoramento destes riscos já estão em desenvolvimento pelas áreas responsáveis. Entretanto, cabe ressaltar que a resolução de grande parte dos controles internos destes 14 riscos reside na implementação de soluções tecnológicas que estão em curso.

33-risco.png

Ao fim do exercício, a média do Risco Residual do SEBRAE PREVIDÊNCIA foi de 2,97 — de acordo, portanto, com a meta de manter o índice abaixo de 5, conforme define o Planejamento Estratégico vigente.

Trabalho à Distância

Com a situação do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as diretrizes do Plano de Gestão de Continuidade de Negócios - PGCN foram colocadas em prática, em função da necessidade de trabalho à distância, até novembro de 2021 — quando foram retomadas as atividades presenciais na sede do Instituto,  já considerando a implementação da Política de Trabalho à Distância.

LGPD

Em 2021, o Instituto finalizou o processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD com a execução do primeiro ciclo do Sistema de Gestão de Privacidade de Dados – SGPD, que foi auditado e aprovado sem ressalvas, e o treinamento e a conscientização de toda a equipe a respeito do tema. Também houve a aquisição e a implantação de um sistema de controle de riscos específicos para a LGPD, com o objetivo de acompanhar os fluxos que tratam dados pessoais.

Planejamento Estratégico
2019-2022

Importante instrumento para a gestão de negócios e pessoas, o Planejamento Estratégico 2019-2022, explicitado no Mapa Estratégico abaixo, orienta a atuação da Diretoria Executiva e dos colaboradores do Instituto.


Desde 2019, os esforços do SEBRAE PREVIDÊNCIA estão concentrados no item 4 do referido Mapa Estratégico — Foco no Mercado —, sem deixar de lado a atuação nas demais diretrizes. O Instituto entende, portanto, que o caminho para que a Entidade seja sustentável ao longo das próximas décadas envolve a ampliação da sua participação no mercado de previdência complementar e a adequação dos seus recursos humanos, materiais e tecnológicos às necessidades desse segmento, o que já está sendo feito desde a implantação do Plano Valor Previdência.


Nesse sentido, em 2021, a Entidade contratou uma consultoria especializada para implementar ações de marketing digital e estabelecer novas estratégias comerciais, além de manter sua atuação dentro de diretrizes sustentáveis.

Governança_04.png
 

COMUNICAÇÃO

 

Atuando interna e externamente para promover a interação entre dirigentes, gerentes e empregados, bem como o acompanhamento da gestão do Instituto e dos planos de benefícios administrados, a área de comunicação é um importante instrumento institucional do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Suas principais atividades envolvem, dentre outros, a veiculação de matérias e informativos em geral, a produção de vídeos e podcasts, o disparo de e-mails marketing e boletins eletrônicos, a produção de clipping e outras atividades para o público interno, a elaboração de campanhas institucionais e culturais, além de atualização das redes sociais e apoio à comercialização.


Ciente da evolução da tecnologia e da mudança nos hábitos da sociedade provocada pelo uso das mídias digitais nos últimos anos, a Comunicação do Instituto deixou de ser vertical (um para todos) e tornou-se horizontal (todos para todos). Dessa forma, a área passou a considerar as características de diferentes plataformas para produzir conteúdos que levam em conta aquilo que os públicos do SEBRAE PREVIDÊNCIA decidem sobre o que consumir e como consumir, resultando em entregas com mais qualidade e elevando o grau de satisfação dos participantes.


Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela Comunicação ao longo de 2021 contou com a participação direta de 2 colaboradores e 1 estagiário nas áreas de criação / design, webdesign, conteúdo, marketing digital / tráfego, desenvolvimento web e de sistemas, edição de vídeos e atendimento, além do apoio de uma consultoria em marketing e comunicação, representada pela agência

Plus Interativa.
 

img187.jpg

Principais Ações

Feira da Previdência


Evento anual de fomento da cultura financeira e previdenciária, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, tornando o universo da previdência, finanças e saúde mais amplo e acessível aos empregados das Patrocinadoras e Instituidores, também, ao público em geral.
Em 2021, sua 4ª edição foi realizada em formato totalmente on-line, mantendo-se a gratuidade das inscrições. Foram mais de 1.000 inscritos e 8 horas de conteúdo, que abordaram: a conjuntura do mercado e quais são os pontos essenciais para que a economia em todo o mundo saia da fase de crise e volte

a crescer; a Inteligência Artificial e como precisamos nos diferenciar cada vez mais pelos traços humanos para continuar úteis em um futuro que pode ser dominado por máquinas; o tempo e como ele é a nossa maior riqueza; as 4 etapas pelas quais precisamos percorrer para revolucionar o processo de vendas e encantar clientes; e, por fim, o destrave do ser de cada participante, para revolucionar os projetos pessoais e a carreira através do autoconhecimento.


Além de tudo disso, especialistas ficaram disponíveis nas salas de atividades durante todo o evento para tirar dúvidas sobre o INSS, preparação para a aposentadoria (PPA) e sobre o Plano Valor Previdência.

Foto-8.png
feira.png

SEBRAEPREV Digital

Projeto de reforço da atuação no meio on-line do SEBRAE PREVIDÊNCIA, para o Instituto se adequar cada vez mais ao atual cenário multitarefas da sociedade e ampliar o diálogo com novos públicos, principalmente os mais jovens. A Comunicação do Instituto, portanto, tem fortalecido a sua presença em diversas plataformas desde 2018, com conteúdos adequados para cada uma delas: Instagram, Facebook, LinkedIn, Spotify, YouTube, E-mail (via newsletters) e, é claro, o Portal.


O esforço tem gerado bons resultados: ao longo de 2021, houve um crescimento considerável de seguidores, engajamento e visualizações, principalmente no Instagram e no LinkedIn, cujos perfis foram criados mais recentemente. Somente no que se refere aos seguidores, o crescimento foi de 169% no Instagram, 147% no Facebook e 77% no LinkedIn, sendo o resultado deste último totalmente obtido de forma orgânica.


Além disso, também em 2021, o projeto ganhou o reforço de uma consultoria especializada em instituições financeiras para analisar e avaliar os processos internos e indicar iniciativas para agilizar a transformação digital do Instituto. O resultado desse trabalho orientou ações e pontos de melhoria para a Entidade digitalizar os serviços ofertados aos participantes, instituidores e patrocinadores, tais como a migração do software de gestão eletrônica de documentos baseada nos fluxos dos processos administrativos, financeiros e de seguridade — que proporcionou a geração de todos os documentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA em formato digital e podendo ser assinados eletronicamente.
 

Governança_05.png
Foto-8.png

Canais e Números

Portal


Principal canal da Comunicação, o Portal do Instituto traz notícias institucionais e sobre previdência e finanças, além de informações sobre os Planos de Benefícios administrados pela Entidade e dados sobre a gestão dos investimentos e governança corporativa. Por meio do menu “Fale Conosco”, também atua como canal de Relacionamento.


O canal foi acessado mais de 77 mil vezes em 2021, sendo que 32% das sessões foram realizadas por usuários que nunca visitaram o site antes. Ao todo, 26 mil usuários únicos (pessoas diferentes) acessaram o Portal, somando mais de 175 mil visualizações de páginas. Cada sessão (visita) gerou a visualização de 2,27 páginas, com um tempo médio gasto de 2min16s. Números que refletem, em parte, o resultado de campanhas diversas realizadas nas redes sociais que geraram cliques para este que é o principal canal de comunicação do Instituto.

Governança_06.png

Por sua atuação nacional, é natural que o Portal do Instituto receba acessos de diversas localidades do país. As principais origens foram das seguintes cidades:

Governança_08.png
Foto-8.png
Governança_07.png

Com exceção da Área Restrita e da própria homepage (que sempre aparecem no topo), as páginas mais acessadas (e que indicam o maior grau de interesse dos participantes) foram:

Governança_09.png

Redes Sociais


Página no Facebook, perfis no Instagram e no LinkedIn, além de canais de podcasts no Spotify e de vídeos no YouTube, funcionando para aproximação com o participante e abordando informações de interesse do público em geral.


A Comunicação destina uma parte da sua verba anual para promover o conteúdo publicado no Instagram e no Facebook, com o objetivo de ampliar o alcance do conteúdo e atrair novos participantes. Em 2021, o valor investido fez com que as publicações aparecessem 3,38 milhões de vezes para usuários com os perfis-alvo, significando um custo de R$ 7,64 a cada 1.000 vezes que apareceu. Isso gerou 471 mil engajamentos, ao custo de R$ 0,05 cada. Foram obtidos também quase 11 mil cliques nos links divulgados, ao custo de R$ 2,35 cada. E a frequência com que uma publicação foi exibida para uma pessoa foi de 2,5.


No total das campanhas, os vídeos em ambas as mídicas sociais alcançaram um total de 1,33 milhão de pessoas, com 152 mil reproduções contínuas por pelo menos 15 segundos, ao custo por thruplay de R$ 0,65, sendo que 43.543 pessoas assistiram pelo menos 25% dos vídeos.
 

Governança_10.png
Foto-8.png
Foto-8.png
img225.jpg

Instagram


Antigo @oquintodiautil, passou a ser @financas_check em janeiro de 2021, mas manteve a mesma proposta editorial. Por meio de resultados orgânicos e pagos, foram conquistados quase 4 mil novos seguidores em 2021, total maior do que o número de seguidores que o perfil possuía no início do ano. Os posts geraram mais de 40 mil visualizações do perfil e 3,8 mil cliques no link do Portal — o que vale dizer que, em média, cada post levou 15 pessoas para a página oficial do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Governança_11.png

Além do feed (publicações fixas na linha tempo), conta ainda com os stories — um formato visual em tela cheia que desaparece após 24 horas e foram bastante utilizados em 2021 com o intuito de “humanizar” as postagens, com vídeos rápidos e reais, aproximando o Instituto dos seguidores. No ano, em grande parte dos stories publicados, percebeu-se uma elevada taxa de retenção, de 85%, em média. Isso significa que 85% dos usuários, ao assistir um story no @finanças_check, permaneceram no perfil para continuar se informando.

Facebook


Por meio de resultados orgânicos e pagos, foram conquistados quase 4,6 mil seguidores, representando um crescimento de 147% em relação ao número de seguidores que a página possuía no início do ano. A página foi mostrada mais de 6,4 milhões de vezes em 2021. Os posts, por sua vez, alcançaram mais de 122 mil pessoas, obtendo 67 mil engajamentos (entre curtidas, compartilhamentos

e comentários).

Governança_12.png
Governança_13.png

LinkedIn

Em 2021, foram obtidos 463 novos seguidores na página do LinkedIn, de forma totalmente orgânica — isto é, sem investimento em tráfego pago. Foram alcançadas 12.993 contas únicas, com 27.960 impressões totais.

Governança_14.png

YouTube


Foram produzidos e postados 58 novos vídeos com mais de 11 mil visualizações durante o ano de 2021. O canal TV SEBRAE PREVIDÊNCIA conquistou mais 156 inscritos e teve quase 65 mil visitantes no período, com uma taxa de visualizações de 7%.

Governança_15.png

Spotify

O SebraeprevCast é o programa semanal de podcasts/videocasts exclusivos sobre investimentos e finanças, com conteúdo voltado para dicas de educação financeira, investimentos, além de bate-papos sobre novidades e bastidores do Instituto, tudo em formato de áudio e vídeo. Em 2021, foram lançados 40 episódios, com uma média de 177 ouvintes por mês.


O programa teve especial atenção da Comunicação em 2021, que passou a disponibilizar os novos episódios em formato de videocasts, no YouTube — podendo ser assistidos em smartphones, computadores e até na TV, por meio do streaming, contando também com a presença de novos convidados especiais e mais um apresentador na bancada. A mudança exigiu a modernização do estúdio existente na sede do Instituto para melhorar a qualidade técnica das gravações, cujo espaço também serve de cenário para vídeos publicados no Instagram @financas_check.

Governança_16.png
img234.jpg
img238.jpg

Boletins Eletrônicos

Informes mensais enviados aos participantes e Patrocinadoras que trazem um resumo das principais informações institucionais e dos dados gerenciais dos Planos SEBRAEPREV e Valor Previdência. Em 2021, tiveram taxa de abertura na casa dos 21% e 24%, respectivamente.


Há também a newsletter Poupaê, que tem como objetivo a fidelização dos seguidores do @financas_check e, por meio do mailing obtido com as inscrições, a realização de ações comerciais para a venda do Plano Valor Previdência. A iniciativa gerou 973 leads em 2021, atraídos por um conteúdo que traz vídeos exclusívos, matérias especiais e ideias de investimentos. A taxa média de abertura no período foi de 15%, enquanto taxa média de cliques foi equivalente a 2%.

Revista Horizonte

 

Publicação semestral, totalmente digital e com matérias que ajudam na reflexão sobre a importância de construir uma reserva desde já para ultrapassar os obstáculos da vida e usufruir de tranquilidade na melhor idade, trazendo também análises sobre seguridade, governança, investimentos, educação financeira e previdenciária e tecnologia, além de entrevistas com outros participantes. Em 2021, teve a sua primeira edição publicada no mês de julho: 
www.revistahorizonte.com/edicao01.

Outras ações e números

  • 13 grandes campanhas, com banners, peças de e-mail marketing, textos para notícias e/ou redes sociais;

  • 49 peças de e-mail marketing, com criação e edição em HTML para disparo pelo Instituto, considerando o total de envios avulsos e o de grandes campanhas;

  • 1.089 minutos de vídeos criados e editados para utilização em 110 vídeos destinados ao feed do Instagram, 12 vídeos para o boletim Poupaê, 6 “pílulas” para o SebraeprevCast e 58 vídeos para o YouTube — consumindo 704 horas de trabalho (pesquisa e sugestão de temas, produção de roteiros, produção de elementos visuais) e edição realizadas pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA e equipe da assessoria Plus Interativa;

  • Mais de 1.000 posts em redes sociais, sendo 262 posts no Instagram, 284 posts no Facebook, 372 stories no Instagram e 164 posts no LinkedIn;

  • 32 banners e 12 pop-ups criados para o Portal, utilizados para chamar a atenção dos participantes para campanhas específicas ou avisos;

  • 45 peças criadas para WhatsApp para disparo pelo próprio Instituto;

  • 8 novas páginas desenvolvidas em PHP para o Portal, sendo 4 para o Plano OPBBPrev, 2 para a Campanha de Alteração do % de Contribuição - Plano SEBRAEPREV - Grupo de Custeio I, 1 para o Plano Valor Previdência e 1 para os acessos às Áreas Restritas de cada Plano;

  • Desenvolvimento de simuladores e formulários em Angular, para a área dos Planos Família, CoreconPrev e FenaconPrev;

  • Desenvolvimento de dois simuladores (Benefícios e Isenção de IR) e um formulário extenso (Termo de Adesão) do Plano SEBRAEPREV, em Angular;

  • 180 posts patrocinados na plataforma FacebookAds, englogando Facebook e Instagram;

  • Desenvolvimento do Relatório Anual de Informações 2020 em versões PDF e online navegável; e

  • Desenvolvimento de hotsite e campanha de divulgação da 4ª Feira da Previdência, em parceria com a agência Plus Interativa, com criação da identidade visual e inúmeras peças para Instagram, Facebook, WhatsApp, e-mail marketing e Portal.

 

SUSTENTABILIDADE

Em uma organização, a palavra sustentabilidade vai muito além da questão ambiental: abrange também as práticas mercadológicas, consequentemente influenciando em aspectos socioeconômicos e operacionais. Ciente disso, o SEBRAE PREVIDÊNCIA tem criado iniciativas para implementar princípios sustentáveis em todas as suas ações, envolvendo a rotina dos empregados e mecanismos preventivos de controle, por exemplo.


Para reforçar tais práticas, em 2020 foi criado o Núcleo de Sustentabilidade — que, de lá pra cá, tem aprimorado as características corporativas do Instituto, principalmente no que diz respeito à governança. O Núcleo está alinhado com o planejamento estratégico, fortalecendo a credibilidade do SEBRAE PREVIDÊNCIA na sociedade e no mercado e, portanto, colaborando para melhorar o resultado financeiro da Entidade, gerando um maior volume de negócios.


Não à toa, desde 2020 o SEBRAE PREVIDÊNCIA faz parte do Pacto Global – um movimento que visa mobilizar empresas interessadas em promover ações e políticas sustentáveis em todo o planeta e as ajuda a se comprometer, avaliar, definir, implementar, medir e comunicar suas estratégias de sustentabilidade, independente do seu tamanho, complexidade ou localização. O propósito do projeto é alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma série de metas que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

PACTO-GLOBAL.JPG

Nesse sentido, diversas ações foram realizadas pelo Instituto em 2021 e serão feitas novamente em 2022, tais como: a produção de vídeos educativos sobre educação sustentável e social; o envio de dicas ou vídeos aos colaboradores incentivando a cultura sustentável institucional; a "eliminação" das impressões, com redução do uso de papel; o incentivo ao descarte adequado do lixo orgânico e reciclável; o incentivo à doação de sangue; a reutilização da água para limpeza, sempre que possível, seja na empresa ou em casa; as campanhas sociais como a do cobertor, no inverno, e a de cestas básicas, no fim do ano; e cumprimento dos requisitos exigidos pelo Pacto Global; dentre outras. Conheça outras, a seguir:

objetivos-2.jpg

Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Social

Governança_18.png
  • Plano de Ação com 25 ações cíclicas de acompanhamento permanente pelo Núcleo
    de Sustentabilidade;

  • Adesão ao Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça;

  • Medidas de prevenção à Covid-19, tais como: a desinfecção da Sede mesmo com a equipe em home office — para garantir a segurança dos colaboradores que precisavam ir ao Instituto esporadicamente —, a flexibilização da forma de recebimento dos documentos para evitar os riscos de contaminação aos participantes e a ênfase no atendimento por vídeo conferência;

  • Para o futuro, o Núcleo de Sustentabilidade

  • tem como metas:

  • Aumentar em 30% o número de soluções sustentáveis;

  • Aumentar em 30% o público nas ações de educação financeira e previdenciária;

  • Ampliar em 50% ações de apoio a comunidade.

Educação Financeira e Previdenciária

Para melhorar a qualidade de vida em sociedade, é fundamental promover a discussão sobre a necessidade de planejar financeiramente o futuro e estimular o investimento em aposentadoria, investindo e administrando o dinheiro de forma eficiente.


Por isso, o Instituto possui desde 2011 um Programa de Educação Financeira e Previdenciária, o PLANEJAR, destinado aos Participantes, Assistidos e seus familiares e que conta com uma série de ações que visam informar, instruir e orientar os diversos públicos do SEBRAE PREVIDÊNCIA para que tenham conhecimento suficiente para tomar as melhores decisões com relação às finanças pessoais e à sua previdência.


Em 2020 teve início o processo de atualização das diretrizes do PLANEJAR — que se manteve em curso ao longo de 2021. Todavia, alguns dos tradicionais concursos culturais do Programa foram realizados, tais como:


Semana do Aposentado
Campanha para os aposentados e pensionistas dos Planos SEBRAEPREV e Valor Previdência, que foram convidados a participar de uma série de palestras on-line e 100% gratuitas, promovidas pela a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Abrapp em comemoração ao Dia do Aposentado, em janeiro.


Dia do Participante
Campanha para intensificar o relacionamento com os Participantes, além de divulgar os Planos SEBRAEPREV e Valor Previdência e incentivar o uso da ferramenta de cashback Prev4u.


Mês dos Pais no Azul
Campanha para estimular a concessão de empréstimo aos participantes do Plano SEBRAEPREV, em virtude da redução das taxas de juros e da carência de 3 meses para iniciar o pagamento das parcelas.

 

Mês das Crianças
Campanha para intensificar a divulgação do Plano Valor Previdência e fomentar a adesão de menores de 18 anos.


Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF)
Criação de videocast especial para que o Instituto participasse da 8ª Semana ENEF, colaborando com o evento ao oferecer conteúdo voltado para a influencia da vida financeira na saúde emocional.


Black Friday
Campanha para estimular, nos participantes, o uso do Prev4U durante a Black Friday, aproveitando as ofertas para receber cashback e investir no futuro ao mesmo tempo.